Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta a cognição e a memória de curto prazo, principalmente. De modo geral, atinge idosos a partir dos 60 anos, afetando significativamente sua qualidade de vida.
Curiosamente, há algumas dicas que podem ser adotadas para prevenir a doença de Alzheimer e a perda de memória. A seguir, listamos as principais e mais fáceis de serem colocadas em prática. Acompanhe!
O Alzheimer e perda de memória podem ser prevenidos adotando medidas simples e de maneira contínua / frequente, como as listadas a seguir:
A melhor maneira de manter a mente ativa é exercitar o cérebro. Portanto, procure realizar atividades que proporcionem isso, como aprender um idioma ou a tocar um instrumento, passar o tempo com jogos de estratégia, montar um quebra-cabeças ou ler.
Assim que um treino físico é finalizado, neurotrofinas são liberadas no cérebro. Tais substâncias protegem e garantem o funcionamento dos neurônios, assegurando que a cognição e memória tenham um bom desempenho.
Uma alimentação saudável é importante para prevenir o Alzheimer, porque fornece ao organismo, especialmente ao cérebro, nutrientes que garantirão seu adequado funcionamento.
O alto nível de colesterol e de glicose no sangue aumenta o risco de desenvolver Alzheimer e problemas cognitivos. Já a pressão alta pode levar à perda da memória e morte de neurônios. Por isso, mantenha essas enfermidades sob controle e acompanhadas por um médico.
Uma boa vida social é o segredo para minimizar problemas como ansiedade, estresse e depressão, assim como para estimular mais a memória e o raciocínio lógico, inibindo a manifestação de sintomas do Alzheimer. Estimular a realização de atividades em grupo é uma ótima forma de melhorar a sociabilidade do idoso.
A Villa Dei Fiori possui a melhor estrutura de hospedagem assistida para que o seu familiar tenha todo o cuidado necessário para uma boa qualidade de vida na terceira idade. Entre em contato e saiba mais sobre este serviço!