BLOG

Alteração de sono nos idosos

|

Alterações do sono são prejudiciais e incômodas em qualquer idade. Nos idosos é ainda pior. Isso porque os sintomas podem ser agravados e, a falta de sono de qualidade pode desencadear ou piorar outros problemas de saúde. Por isso os cuidados com idosos em relação ao sono são tão importantes.

 

alteração de sono nos idosos

 

Quem é cuidador de idoso precisa estar atento aos sinais de problemas com o sono. Uma das maneiras de ajudar a melhorar é incluir atividades diurnas. Uma rotina pode contribuir positivamente com a melhora do sono, independente do ambiente.

Entenda as alterações de sono dos idosos, como elas acontece e como evitá-las:

 

Mudanças no padrão de sono dos idosos

É natural que a vida vá tomando outras formas e o ritmo fique mais desacelerado. Com a aposentadoria, as atividades diárias acabam diminuindo, abrindo espaços para as sonecas. O avanço da idade traz consigo alguns problemas de saúde, como os respiratórios e até urinários. Idosos costumam ter uma frequência urinária maior, o que significa levantar várias vezes para fazer xixi.

Alguns medicamentos costumeiros nessa fase também causam alterações na qualidade de sono. Esses pontos juntos acabam resultando em insônia, sonolência de dia, sono picado, acordando várias vezes durante a noite.

Cuidadores de idosos precisam estar atentos a outros fatores que interferem no sono, como as sonecas diárias e a alimentação. Principalmente durante a noite. Alimentos calóricos no jantar são péssimos para o sono. A falta de atividades também.

Outro ponto que deve ser levado em consideração são as modificações cerebrais que acontecem com o envelhecimento. Além disso, a diminuição da capacidade de realizar atividades físicas é um fator que interfere no sono.

A mudança no padrão de sono também pode estar relacionado com doenças que surgem com a idade, como o Alzheimer, Mal de Parkinson, problemas respiratórios e o sobrepeso. Os cuidados com idosos são intensos, mas ao buscar uma qualidade de vida melhor, é possível garantir uma noite de sono melhor.

 

Como melhorar a qualidade de sono do idoso

O cuidador de idoso precisa levar em consideração que nessa fase da vida o sono é mais leve, pois acaba se tornando superficial. Não chega a uma fase tão profunda como antigamente. O ideal é que o idoso durma entre 7 e 8 horas por dia. Mas, muitos acabam dormindo bem menos tempo.

A rotina trabalhada durante toda da vida influência em deitar cedo e acordar mais cedo ainda. É preciso que os hábitos sejam respeitados e, trabalhar com o idoso que não há problema em dormir mais tarde ou acordar tarde. É interessante sempre focar em deitar-se apenas quando estiver com sono.

Proporcionar um ambiente calmo e silencioso faz diferença. Uma casa de repouso busca garantir que haja silêncio e baixa iluminação. Além de camas confortáveis. Essas dicas podem ser usadas tanto em centros de bem-estar quanto dentro de casa.

A soneca é uma grande aliada na melhora do humor. Contudo, ela nunca deve ser para reparar o sono noturno e nunca passar de 30 minutos diários. Esse tempo é suficiente para deixar o idoso mais animado para as atividades diárias.

 

Atividades diurnas para melhorar o sono do idoso

A atividade mais comum são os exercícios. É claro que dependendo da idade e de outros fatores a mobilidade e o tipo de exercício irá variar.

É válida uma caminhada de 10 minutos ou uma volta de bicicleta. Vale até mesmo alguns minutos de alongamento diário.

Outra atividade bacana é caminhar para tomar sol ou ainda sentar embaixo de uma árvore para aproveitar os raios solares. Além de ser bastante estimulante, ajuda o organismo a regular o horário dia e noite.

Criar uma rotina do sono também ajuda. Estabeleça um horário para dormir todas as noites e um para acordar todos os dias. Seja dia de semana ou final de semana. Dessa forma o cuidador de idoso ajudará a criar um hábito e, ficará mais fácil para o organismo se acostumar a respeitar essa rotina.

A rotina pode incluir tomar um banho quente, ler, desligar ou diminuir as luzes, desligar todos os eletrônicos ou até colocar uma música bem calma e com volume bem baixinho.

Pensando nisso, as inúmeras atividades da Villa contribuem significativamente para a harmonização do ciclo do sono vigília, melhorando a qualidade do sono e descanso do corpo e mente dos nossos hóspedes. Venha nos fazer uma visita e conheça nossas acomodações.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário